quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lua azul


Ao deparar-me diante de muitos relatos e dúvidas sobre a “famosa Lua Azul”, estou aqui, escrevendo para acabar com as dúvidas, e desmistificar esse assunto de uma vez por todas.

Seria a lua azul um fenômeno de poder?

Dizem ser a lua azul, a 2ª lua cheia que ocorre em um mês. Sim. A 2ª lua cheia do mês de um calendário Gregoriano, o qual não tem valor em magia.

Em magia, utilizamos o calendário lunar, um calendário que se leva em consideração, as 4 fases lunares astronômicas (mesmo que em magia, consideremos 5 fases, contanto com a Lua Negra): Nova, Crescente, Cheia e Minguante. Cada fase, dura em média 7 dias. Sendo assim, nosso ano é composto de 13 meses de 28 dias cada.

Ou seja, Lua azul não existe, pois seria IMPOSSÍVEL haver a repetição de uma fase dentro desse período. Não existe fenômeno. Um calendário que não leva em consideração os aspectos lunares, sempre haverá repetição de fases. Será que isso deve ser considerado fenômeno? Logicamente não. Durante o ano, todo mês sempre temos a repetição de alguma lua, seja minguante, cheia, nova ou crescente. Então não há fenômeno, isso é também natural. Se o calendário Gregoriano fosse de um mês de 60 dias poderíamos ter 3 luas cheias em um único mês. Fantástico? Não, apenas manipulação do homem para tal ocorrência. Sem nenhum tipo de valor mágico. A repetição acarretaria algum valor caso ocorresse sem interferência humana, uma interferência devido à contagem realizada no calendário Gregoriano.

De acordo com tal ocorrência, um misticismo desnecessário foi criado em volta do assunto, o que leva somente a um sensacionalismo que gera fluxo comercial.

Já deparei com pessoas que dissessem que é a 13ª Lua dos Druidas, pessoas que dizem seguir uma cultura Céltica.


Tais luas foram mencionadas como:

1a. Lua - Blood (Samonios) - Lua de sangue
2a. Lua - Snow (Dumannios) - Lua de Neve
3a. Lua - Oak (Riuros) - Lua de carvalho
4a. Lua - Wolf (Anagantios)- Lua de lobo
5a. Lua - Storm (Ogronios) - Lua de tempestade
6a. Lua - Chaste (Cutios) - Lua de pureza
7a. Lua - Seed (Giamonios) - Lua de semente
8a. Lua - Hare (Simivisonios) - Lua de Lebre
9a. Lua - Dyad (Equos) - Lua Dupla
10a. Lua - Mead (Elembiuos) - Lua de Mulso (hidromel)
11a. Lua - Wyrt (Edrinios) - Lua de Planta
12a. Lua - Barly (Cantlos) - Lua de cevada
13a. Lua - Blue (Ruis) - Lua azul


Então os Celtas comemoravam essas luas?

Bom, primeiramente, os Celtas não tinham um calendário fixo, guiavam-se pelo mês lunar e fluxos naturais. O inverno era o ponto de partida e de chegada. Onde o ano começava e terminava.

Agora respondendo a pergunta inicial, os Celtas não sabiam nem ao menos de tais definições, que vieram dos Índios norte-americanos, e não dos druidas. De certo, os Celtas não as comemoravam.


Antes de concluir, uma pequena curiosidade:

Se seguirmos o calendário gregoriano, depois de 184 anos, inverteríamos completamente os ciclos das estações! Por isso há a necessidade de Fevereiro ter 28 dias, e de existir ano bissexto!

Concluindo, a tão comentada lua azul, não é uma lua especial, não necessita de celebração fora dos padrões, pois como os calendários com mês de 30/31 dias não são válidos na magia.

Comemore seus Esbaths normalmente, pois o poder é o mesmo, siga os ciclos naturais e honre a Grande Mãe!

Espero ter ajudado a desmistificar esse assunto, ainda tão falado e comentado nos dias atuais.


Bênçãos dos antigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário